Nome Popular: Bichir Tigre, Tiger bichir
Família: Polypteridae
Distribuição: África principalmente na região da Nigéria
pH: 6,0-8,0 dureza: 8-20 dH temperatura: 22º-30°C
Tamanho adulto: 65 cm (comum 50cm)
Sociabilidade: Pode ser criado facilmente em cardume com outros Polypterus. Pacífico, porém predador. Deve-se sempre levar em consideração o tamanho dele com os demais peixes do aquário.
Manutenção: Fácil
Zona do aquário: Fundo
Aquário mínimo: 300litros (120x50x50cm). Recomendado usar pedras grandes e troncos de madeira, para servir de abrigos para os horários do dia, a iluminação deve ser fraca para deixá-los à vontade, pode-se tentar algumas plantas, tais como Vallisnéria.
Alimentação: Carnívoro, costuma comer pequenos peixes. Aceita bem rações de origem animal se treinado.
Características: Eles têm a capacidade de respirar o ar, graças a um órgão respiratório auxiliar, e pode suportar condições de água bem ruins, tornando-se um peixe fácil de manter em aquários. Possuem uma coloração amarronzada a listras negras.
Espécie bastante resistente, possui visão bastante pobre, confiando em seu excelente olfato para localizar alimentos. Esta espécie, assim como outras de seu gênero, é considerado verdadeiro fóssil vivo, encontrados no período triássico, há mais de 200 milhões de aos atrás.
Esta espécie literalmente pode morrer afogada se lhe for negado o acesso ao ar atmosférico. Possuem claramente ligações na evolução entre peixes e anfíbios.
Os Bichirs reproduzem durante a época das chuvas, de Julho à Setembro. Os machos possuem nadadeiras anais maiores. Os ovos são depositados em plantas, “colados” pelo pai utilizando uma secreção produzida por glândulas especiais que se degrada facilmente, assim que as larvas começam a nadar.
Loja de peixes ornamentais, equipamentos para aquários e rações para peixes.